Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Para 73% dos cariocas, direitos humanos atrapalham combate ao crime

Publicado por Blog Espaço Aberto
há 7 anos

Para 73% dos cariocas, os direitos humanos atrapalham o combate ao crime, e na visão de 56% deles, quem é a favor de tais garantias só está defendendo bandidos. Além disso, 79% dos moradores do Rio de Janeiro acreditam que haveria redução no número de delitos se as penas fossem mais rigorosas. Entretanto, apenas 25% dos habitantes da capital fluminense consideram que dar carta branca à polícia para matar bandidos seria uma saída eficaz para resolver esse problema.

Os dados são do estudo Olho por olho? – O que pensam os cariocas sobre “Bandido bom é bandido morto”, feito pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, sob coordenação dos pesquisadores Julita Lemgruber, Leonarda Musumeci e Ignacio Cano.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos cariocas (60%) discorda da frase “bandido bom é bandido morto”. Dos 37% que concordam com ela, 38% pensam que a pena de morte deveria ser determinada pela Justiça; 31% acham que a polícia deveria poder assassinar os criminosos; e 6% opinam que a vítima, os familiares dela ou as pessoas em geral devem ter esse poder.

A renda também é um diferencial, conforme a pesquisa. Uma pessoa que ganha mais de cinco salários mínimos por mês tem 47% a menos de chance de apoiar a frase do que aquelas com renda inferior a essa.

O estupro é o crime mais cotado para resultar em pena de morte segundo aqueles que são favoráveis à pena de morte – 94,3% defendem a execução dos que praticaram esse delito. Ele é seguido por homicídio (89%), corrupção (45,2%), tráfico de drogas (44,1%), violência contra a mulher (37,5%) e roubo com arma de fogo (31,2%). Para 22% dos entrevistados, o linchamentos de criminosos é uma prática benéfica.

Entre as religiões mais populares, os evangélicos são os que mais rejeitam o justiçamento social. A chance de os que acreditam em religiões afrobrasileiras concordarem com a frase “bandido bom é bandido morto” é 134% maior, e a dos católicos, 38% maior que a de pessoas de outras religiões ou sem religião.

Posições contraditóriasA socióloga Julita Lemgruber, ex-diretora do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro, ressaltou as posições contraditórias dos cariocas. “Ao mesmo tempo que 73% acreditam que os direitos humanos atrapalham a luta contra o crime, 70% não acreditam que a polícia deva receber carta branca para matar. Enquanto alguns apoiam pena de morte, a maioria não é favorável à execução extrajudicial. A pesquisa deve ser olhada nessas nuances. Não há uma visão muito consolidada das pessoas sobre o assunto”, disse à ConJur.

Ainda que não haja um consenso, é preciso reforçar o debate sobre direitos humanos, seja por meio de campanhas públicas, seja por meio de aulas sobre o assunto em escolas, destacou Julita. “A criminalidade está crescendo no país. Então, é necessário conciliar a luta contra o crime com os direitos humanos. Ou todos terão seus direitos respeitados, ou ninguém terá”.

Justiça em baixa

Os moradores do Rio dão à Justiça brasileira uma nota média de 3,5, em uma escala de zero a dez. Na visão de 64% deles, a chance de um criminoso ser punido por seus atos é baixa ou muito baixa. Mesmo assim, 79% acreditam que o endurecimento de penas diminuiria a criminalidade, e 86% defendem a redução da maioridade penal.

A Polícia Civil, por seu turno, recebeu nota média de 5,8; e a Polícia Militar, de 4,9. No entanto, 69% dos cariocas acham que os agentes não sabem distinguir trabalhadores de bandidos, e 62% avaliam que a polícia do Rio é violenta demais.

Segundo Julita Lemgruber, a má avaliação do Judiciário decorre do baixo índice de resolução de crimes. Dos quase 60 mil homicídios que ocorrem por ano no Brasil, menos de 10% são solucionados. “É evidente que há uma sensação generalizada de que a impunidade é muito grande. Não é possível que o crime mais grave tenha um percentual tão baixo de esclarecimento”, declarou a socióloga.

Sem isentar a Justiça, ela apontou que os principais responsáveis por esse cenário são as polícias, que não investigam corretamente as ocorrências. Porém, a culpa, em geral, não é dessas corporações, pois raramente os agentes têm materiais básicos condições de trabalho adequadas. Outro ponto que precisa mudar, para Julita, é a maior atenção dispensada às vítimas das elites em comparação às que integram estratos mais pobres da sociedade.

Causas do crime

No olhar de 49% dos habitantes do Rio de Janeiro, um sujeito vira bandido por causas de natureza individual: “índole” (24%), escolha pessoal (24%) ou características descritas em campo aberto como “mente fraca”, “burrice”, “falta de caráter”, “falta de vergonha na cara”, “maldade” e “safadeza”, entre outras.

Já para 45% dos cariocas, os motivos do ingresso no crime são ambientais: falta de oportunidade (19%); más companhias (14%); problemas familiares (10%) e, residualmente, circunstâncias sociais como falta de dinheiro, educação deficiente e falta de apoio do Estado ou da sociedade.

4,5% dos entrevistados ainda apontaram motivações espirituais, como falta de religião e falta de Deus no coração.

Fonte: Consultor Jurídico

  • Sobre o autorJornalismo
  • Publicações105
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-73-dos-cariocas-direitos-humanos-atrapalham-combate-ao-crime/446593484

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Análise de cunho político ideológico de esquerda. A socióloga opinadora é "arauta" dos "direitos dus manus" bem conhecida no país. Para os que foram criadores da atual situação de caos na segurança pública, "polícia boa é polícia fraca" e "bandido bom é o que vota em nós". Duvido que uma pesquisa séria sobre o tema, acuse menos de 90% de opiniões a favor do endurecimento da repressão. Estão tapando o sol com peneira. continuar lendo

Gostaria de saber a opinião de pessoas de outras regiões do Brasil, já que o Rio de Janeiro tem uma realidade um pouco mais dura que a maioria dos estados. continuar lendo