Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Então, é possível quebrar a criptografia do WhatsApp. Ulalá!

Se o aplicativo sempre diz que não tem condições técnicas e operacionais de ajudar a polícia e a Justiça em investigações, como é que o Operação Hashtag grampeou acusados de preparar atos terroristas?

Publicado por Blog Espaço Aberto
há 8 anos

Ento possvel quebrar a criptografia do WhatsApp Ulal

Leitores do Espaço Aberto são testemunhas de que o blog tem se posicionado clara, enfática e frequentemente favorável ao bloqueio do WhatsApp, todas as vezes em que seu controlador, o Facebook, não colaborar com investigações criminais.

As últimas manifestações a respeito disso, aqui no blog, podem ser lidas nas postagens O WhatsApp não pode ficar acima das leis, de maio deste ano, e Bem-vindo o bloqueio do WhatsApp quantas vezes for necessário, que abordou o bloqueio decretado nesta semana pela Justiça do Rio e derrubado cerca de cinco horas depois pelo presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski.

Mas eis que a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21), a operação antiterror "Hashtag", que prendeu dez pessoas supostamente ligadas ao Estado Islâmico e que estariam planejando ataques durante as Olimpíadas.

E o que se revela na Hashtag? Que é possível, ora bolas, grampear o WhatsApp, mesmo com seus mecanismos de criptografia e sem que o aplicativo, aparentemente, tenha colaborado com as investigações.

Quem revelou essa façanha? O próprio ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em entrevista coletiva.

Ele explicou que as investigações incluíram a interceptação de conversas em aplicativos como Telegram e WhatsApp.

Dito isso, jornalistas presentes à coletiva perguntaram a Moraes sobre como a polícia agora conseguiu acesso às conversas do aplicativo.

O doutor, é claro, não quis explicar a técnica usada. "Qualquer mecanismo de investigação não deve ser falado numa entrevista coletiva para avisar um suposto terrorista sobre como se investiga", justificou Moraes. Apesar da não cooperação do WhatsApp, o ministro disse que a investigação tem "outros meios".

Então, a pergunta que fica é esta: se o WhatsApp diz não dispor de condições técnicas e operacionais de ajudar a polícia e a Justiça em investigações, como a polícia pode ter conseguido acesso as mensagens, muito embora o aplicativo utiliza a criptografia, para proteger a leitura de dados com "grampos" tradicionais?

  • Sobre o autorJornalismo
  • Publicações105
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6052
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entao-e-possivel-quebrar-a-criptografia-do-whatsapp-ulala/364869895

Informações relacionadas

Law News
Notíciashá 3 anos

Como peritos conseguem achar dados apagados dentro do celular?

Filipi Ferreira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

A polícia pode olhar minhas conversas de WhatsApp?

Bernardo Coelho, Advogado
Artigoshá 5 anos

A polícia tem autorização para acessar meu WhatsApp?

Barbara Wenndra, Advogado
Artigoshá 2 anos

Fui preso. A polícia pode acessar meu WhatsApp?

Wagner Francesco ⚖, Advogado
Artigoshá 8 anos

Grampo no Whatsapp. Uma prova ilegal?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ou ainda: Por que então bloquear o aplicativo se a Justiça pode obter as informações independentemente da tal cooperação?

Parece a história do "porque levantar e pegar minha própria cerveja se posso mandar alguém fazer isso por mim?".

Se a empresa não dispõe dos meios necessários, mas a polícia sim, que esta vá lá e pegue ora. continuar lendo

acho que nao deveria ter criptografia quem nao deve nao teme continuar lendo

Brasileiros leigos sem conhecimentos algum sobre o assunto falam as nera como você Armpit Lover, já que não dispõe de conhecimento sobre o assunto porque opina? Precisaram bloquear o Whatsapp para tal operação, mas como não entendi sobre criptografia fala isso, normal dos brasileiros falarem sem saber, vai estudar antes de querer opinar... E mais, a criptografia deles é só para o governo não ter acesso as mensagens, ou tentar pelo menos inibir o acesso, mas o whatsapp (ou o governo americano, mas precisamente) dispõe desse acesso porque essa criptografia e de ponta a ponta SIM! Mas ela acaba em um banco de dados deles podendo ser acessado, mas quem irá provar isso o governo não está nem ai se os americanos nos espiona. continuar lendo